Como plantar batata yacon

Como plantar batata yacon

A Batata Yacon, que também é conhecida como Batata Diet ou Batata do Diabético, é um tubérculo originário da América Latina, com uma grande importância nutricional e ótimos benefícios para a saúde, principalmente por conter poucas calorias e os seus açúcares chamados de inulina não serem absorvidos pelo organismo.

Como a yacon não é uma batata fácil de encontrar, hoje vamos apresentar um passo a passo de como fazer para plantar yacon em sua horta ou em grandes plantações, servindo até mesmo como distribuidor no mercado hortifrúti. O plantio é de certa forma simples, mas em caso de estar com a intenção de plantar grandes campos, o ideal é que o plantio seja acompanhado de um agrônomo ou profissional qualificado para tal.

Assim você irá colher mais batatas yacon e não corre o risco de perder toda a plantação.

A Batata Yacon

A Smallanthus sonchifolius, ou batata yacon, é uma planta de raízes tuberosas, cujo consumo é feito normalmente através de sucos ou in natura. Essas raízes são ricas em polissacarídeos de frutose, a conhecida inulina, que além de proporcionar o sabor doce da raiz, ainda trás benefícios para dietas de diabéticos. É claro que nestes casos por se tratar de uma enfermidade mais grave, o consumo deve ser indicado por um médico e/ou nutricionista capacitado e que esteja fazendo o acompanhamento do paciente.

As folhas também podem ser consumidas após seu cozimento. É uma planta muito usada com finalidades medicinais, especialmente pela inulina.

Como plantar batata yacon?

A batata yacon deve ser plantada a partir dos pedaços do rizoma, ou seja, a própria raiz. Após a colheita ou compra da yacon, reserve pedaços com pelo menos quatro brotos, ou que tenham quatro “nós”. Então plante o rizoma na horizontal, em uma profundidade de no máximo cinco centímetros.

A batata yacon pode ser plantada também através o método de estaquia. Selecione todas as plantas saudáveis e que não estejam com flores. Então corte os ramos que não sejam muito grossos, com uma medida de 15 a 20 centímetros. É importante neste método, deixar pelo menos duas gemas (nós) em cada ramo. Então para que a força se concentre no desenvolvimento inicial da yacon, arranque as folhas.

Como plantar batata doce!

Plante os ramos em um canteiro com terra fofa, e deixe este ambiente sempre úmido, até que comece o processo de enraizamento. Neste caso plante os ramos na vertical, cobrindo de terra até pelo menos a metade. Assim que o processo de enraizamento estiver concluído, em média ele leva 45 dias, é necessário fazer o transplante para o local “definitivo”.

Ramos pequenos que contenham um único nó, podem ser úteis para o processo acima, porém será preciso enterra-los a uma profundidade de um centímetro, na horizontal.

Essas são as opções mais comuns de plantio, porém é possível fazer o processo através das sementes de yacon. O plantio das sementes deve ser feito a 1 centímetro de profundidade, com um espaçamento de 1 metro entre as linhas de plantio e cerca de 60 centímetros entre uma planta e outra.

planta batata yacon

Qual o melhor solo/terreno para plantar batata yacon?

O solo ideal para o cultivo da batata yacon é uma terra com boa drenagem, fofa, sem pedras e detritos que possam impedir o crescimento das raízes que são frágeis. O solo deve ser rico em matéria orgânica, muito fértil e com um pH que varie entre 6 e 7,5.

A Yacon tolera solos com pH mais alto, os considerados ácidos, porém não é a opção ideal.

Principais benefícios da batata yacon

Sempre retire as plantas invasoras que possam estar crescendo próximas ao local da yacon, para que não roube os seus nutrientes e possa se desenvolver melhor.

Como irrigar (regar) a batata yacon?

O solo onde estão as batatas yacon deve sempre estar úmido, mas não deixe-o encharcado, pois atrapalha o desenvolvimento. A falta de água também atrapalha, visto que esta planta tem em sua composição uma grande quantidade de água.

Qual o melhor clima e luminosidade para plantar batata yacon?

O clima ideal para o plantio da yacon é aquele com temperaturas entre 10 e 26ºC. O desenvolvimento é considerado melhor em locais com altas altitudes. Mas a yacon se adapta a diferentes climas e solos, desde que não haja detritos.

Já com relação a luminosidade, a planta precisa de luz solar direta, no máximo uma sombra parcial durante o dia.

Quando e como fazer a colheita da batata yacon?

Após plantar a batata yacon, sua colheita deverá ser feita com pelo menos 6 meses. Mas isso depende do solo, clima e outras condições, podendo levar até 12 meses após o plantio. A colheita pode ser feita de forma total, ou escavando em volta do ramo principal e retirar a quantidade de raízes necessárias.

Para identificar o momento certo da colheita, as folhas devem ter começado a ficar secas.

A yacon é uma planta perene, ou seja, conta com um ciclo de vida longo. Assim você pode colher as plantas mais velhas e ir alternando até um novo ciclo.

Tem alguma outra dica? Deixe seus comentários.

Anterior Como fazer Pudim de Maria Mole fácil e delicioso
Proximo Dicas para comprar voos baratos em 2020

Sobre o autor

Wes
Wes 963 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Como plantar aspargo

O aspargo, também chamado de espargo na Europa e com nome científico de Asparagus officinalis é uma planta da classe Liliopsida, da família Asparagaceae, onde os seus rebentos são consumidos,… Leia mais

Como plantar endro/aneto

A planta chamada endro é também conhecida como dill ou aneto, e faz parte da família das apiáceas. É uma planta que quando fresca é usada para temperar peixes, mariscos,… Leia mais

Como plantar feijão

O feijão está presente em quase todas as refeições principais dos brasileiros e muitos gostariam de ter a oportunidade de plantar feijão em casa, ou em uma pequena ou grande… Leia mais

Como plantar couve

Hoje vamos aprender como plantar mais um ingrediente em nossa horta, a couve. Com várias qualidades a couve é indispensável em uma feijoada, uma sopa de caldo verde, ou um… Leia mais

Como plantar batata

Hoje estaremos ensinando passo a passo como plantar batata, um dos alimentos mais consumidos por nós brasileiros, em diferentes formas e diferentes receitas. O ideal é que você tenha um… Leia mais

Como plantar tomate

Continuando a nossa série aqui do site de como ter uma horta linda em sua casa hoje vamos ensinar como plantar tomate, onde quanto mais caseiro e bem cuidado o… Leia mais

  1. Champak
    julho 08, 20:39 Responda
    Minha dúvida é a seguinte: plantei um pé de yacon em outubro/2018. Fiz a colheita em junho/2019 e separei as batatas dos rizomas. Li numa publicação que a época indicada para o plantio seria entre setembro e novembro. Porém eu dispunha dos rizomas já em junho e achei que não poderia separá-los e aguardar setembro para plantar. Plantei então logo no mês de junho, assim que fiz a colheita. Fiz certo?
    • Wes
      julho 09, 12:15 Responda
      O ideal é seguir o calendário, principalmente por conta de julho ser um mês de muitas geadas. Mas pode ser que a terra proteja seus rizomas e dê certo.

Escreva uma resposta