Como plantar salsinha – salsa

Como plantar salsinha – salsa

Salsinha e Cebolinha são os dois principais temperos presente nas casas de brasileiros e pessoas do mundo todo! E porque não aprender como plantar salsinha na sua horta pessoal? Já ensinamos como plantar cebolinha aqui no site, e agora para a sua hortinha ficar mais completa, iremos falar um pouco mais sobre essa planta, que é capaz de dar um ótimo gosto no seu frango e em outros cozidos.

Qual o clima ideal para plantar salsinha?

A salsinha deverá ser plantada em regiões com temperaturas que variam entre 10 a 22ºC, ou seja, climas mais amenos, sem muito calor, principalmente longe de locais onde o sol é muito forte, pois as altas temperaturas fazem com que a salsa floresça de forma precoce.

Mas não confunda “longe de locais com o sol forte” de locais sem nenhum sol. As salsinhas precisam de locais bem iluminados e frescos. O que deve ser evitado é que a luz solar, tenha contato direto com a planta nas horas mais quentes do dia, entre às 12 e 16 horas.

como plantar salsinha

Qual o melhor solo para plantar salsinha?

O melhor solo para a salsa é aquele que é de fácil drenagem, com muita matéria orgânica, o que torna o solo muito fértil. Mas não fique limitado a isso, a salsinha é capaz de se adaptar as variações dos solos, e cresce em quase todos os tipos, desde que a drenagem seja fácil, e que você mantenha o solo úmido.

Mantenha o solo molhado, mas não deixe encharcado, isso pode atrapalhar o crescimento da planta. Em locais onde o sol costuma ser mais forte, regue as plantas mais vezes ao dia, já em locais propensos a chuvas e solos mais úmidos, faça a irrigação com menos frequência, e dependendo do clima, nem será necessário.

Como plantar salsinha também conhecida como salsa?

Para plantar as sementes de salsinha, antes de colocar elas em solo, esquente um pouco de água de forma que fique morna, e deixe as sementes de molho durante um dia inteiro, para que a germinação seja um pouco mais rápida do que colocar as sementes diretamente no solo.

Plante as suas salsinhas em uma horta definitiva, não será necessário realizar o transplante da planta. Você até pode escolher um vaso ou uma jardineira para plantar as suas sementes.

Mas o plantio em vasos, limita o crescimento da planta, se você deseja salsinhas grandes e belas, plante em uma horta no seu quintal. As raízes da salsa costumam passar dos 48 centímetros, e a altura da planta pode chegar em até 70 centímetros, quando cultivada fora de vasos e em solo fértil.

Procure realizar adubos nas salsas de 30 em 30 dias, isso ajudará a planta crescer mais. Isso pode ser feito com cascas de fruta e outros vegetais que você consumir durante este período.

Quando e como devo realizar a colheita das salsinhas?

Após 60 dias, as salsinhas já estão com mais de 14 centímetros de altura, você pode optar por colher as mais altas, ou esperar mais alguns dias, até 90 dias, para colher plantas maiores e mais altas. Quando for realizar a “poda” da planta, colha com o talo da folha, mas não toda, colha cerca de 1/3 da planta e deixe o restante na sua horta. O ciclo total de crescimento da salsinha é de 24 meses, ou seja, é uma planta bienal, que mesmo após a primeira colheita, quando feita corretamente, continua crescendo.

Anterior IPHONE 6 - Novidades e Rumores da próxima versão
Proximo Como fazer Yakisoba Tradicional, Camarão e Frango - Culinária Oriental

Sobre o autor

Wes
Wes 762 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Como plantar endro/aneto

A planta chamada endro é também conhecida como dill ou aneto, e faz parte da família das apiáceas. É uma planta que quando fresca é usada para temperar peixes, mariscos,… Leia mais

Como plantar arruda

Todo mundo já viu ou pelo menos ouviu falar sobre o ramo de arruda. Uma plantinha com um cheiro inconfundível, muito usada por antigos gregorianos em suas orelhas, assim como… Leia mais

Como plantar feijão

O feijão está presente em quase todas as refeições principais dos brasileiros e muitos gostariam de ter a oportunidade de plantar feijão em casa, ou em uma pequena ou grande… Leia mais

Como plantar acelga

A acelga lembra muito uma couve em algumas espécies e em outras lembra muito um alface. Tem um gosto muito bom e combina com diferentes tipos de saladas e pratos… Leia mais

Como plantar berinjela

Comer uma berinjela refogada, a milanesa, em forma de patê e de outras maneiras, além de gostoso é muito benéfico para a saúde, pois este vegetal é rico em vitaminas… Leia mais

Como plantar agrião d’água

O agrião é conhecido por seu sabor picante (ardidinho), mas que fica ótimo com limão e sal na salada. Ele trás ótimos benefícios para a nossa saúde, inclusive auxilia na… Leia mais

  1. roseli
    setembro 20, 17:43 Responda
    gostaria de receber orientaçoes de como cultivar alface,tomate,mandioca,salça,cebolinha
    • Wes
      setembro 21, 11:28 Responda
      Alface, tomate e cebolinha tem na categoria "hortas", aqui do site.

Escreva uma resposta