Você conhece o Conectividade Social da Caixa Econômica Federal? Hoje estaremos falando mais sobre este canal de informações e transferências entre o empregado e o empregador, que é a opção mais fácil e segura para assuntos relacionados ao FGTS e também a Previdência Social.
Confira dicas, a diferença para o ICP, como fazer para acessar, documentos necessários, como adquirir um certificado digital, site e telefones oficiais para obter todas as informações, desde as mais básicas até as mais complexas sobre o programa.
O que é o Conectividade Social?
O Conectividade Social é um canal eletrônico obrigatório para o envio de informações ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e também à Previdência Social, relacionando a troca de informações com a Caixa Econômica Federal, por empregadores de todo o Brasil.
Com o Conectividade Social é possível enviar arquivos gerados pelo SEFIP (Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social), bem como arquivos do PIS Empresa Web e arquivos de GRRF (Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS).
O programa é seguro, moderno, ágio e adaptável a todos os ambientes de trabalho. Ainda no sistema é possível obter extratos relacionados as contas do FGTS dos trabalhadores e também relatórios de inconsistências, entre diversas outras funcionalidades.
O que é o Conectividade Social ICP (diferença)?
O programa Conectividade Social ICP é uma evolução do já ultrapassado Conectividade Social tradicional. Nele o empregador terá uma melhoria na acessibilidade, atualizar os protocolos de segurança e incluir novas funcionalidades, além das tradicionais.
Este novo canal é 100% online, onde desde com os certificados digitais emitidos pelo padrão ICP Brasil, é possível acessar o sistema totalmente através da internet.
Entre algumas das vantagens do ICP, está a segurança, afinal é preciso um certificado para obter o acesso. É também interessante por conta da interação do empregador com o trabalhador. Por ser online, fica muito mais rápido obter informações e realizar o recolhimento do FGTS, bem como obter todas informações necessárias sobre o Fundo de Garantia.
Como fazer para acessar o Conectividade Social da Caixa?
Para acessar o Conectividade Social, é primeiro preciso possuir um Certificado Digital padrão ICP Brasil. Ele é emitido por autoridades Certificadoras credenciadas ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.
- Após conseguir do seu certificado, acesse o site: www.conectividade.caixa.gov.br
- Então será solicitado alguns dados e sua senha. Clique em entrar e pronto.
Mas para realizar o acesso, será preciso possuir um computador com acesso a internet, uma unidade de leitura do certificado digital, um navegador compatível (normalmente o Internet Explores), sistemas operacionais Windows Xp, Vista ou 7. Além de um software gestor da certificação digital instalado, que é fornecido juntamente com o certificado e também que tenha instalado a cadeia de certificados da Autoridade Certificadora, que será responsável por dar as orientações necessárias.
Documentos necessários e condições para uso do Conectividade Social
Os documentos necessários para realizar o acesso e fazer as transações são:
- Documento de identidade e CPF dos representantes
- Documentos de constituição que autorizem a terceiros (PJ) a realizarem atos jurídicos no nome de pessoas físicas.
- Número do CNPJ.
Já as condições para utilizar o programa é que além do certificado digital, ele deverá ser usado para a transmissão de arquivos SEFIP e GRRF.
Pessoas Físicas também podem acessar o Conectividade Social?
Uma grande dúvida sobre o Conectividade Social é se ele pode ser acessado por pessoas físicas. A resposta é sim, mas será necessário o recebimento de uma procuração eletrônica, que é emitida pelo próprio programa. Recomendamos que tire suas dúvidas através do telefone que vamos disponibilizar abaixo.
Como adquirir um certificado digital para acessar o programa?
Você não precisa escolher um certificado digital de uma empresa específica, a Caixa só exige que este certificado seja emitido por uma Autoridade Certificadora credenciada pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação). Para saber se a sua certificadora é credenciada, confira as informações através do site oficial do instituto.
Através deste site, também é possível obter todas informações relevantes sobre a emissão, regulamentação, leis e tudo que possa envolver a compra do seu certificado digital.
Site oficial e telefone de contato do Conectividade Social Caixa
O site oficial para o programa é o:
Já os telefones para tirar qualquer dúvida é o:
- 3004 1104 (capitais e regiões metropolitanas)
- 0800 726 0104 (demais regiões)
As ligações são gratuitas e o horário de atendimento é das 7 às 20 horas, de segunda a sexta feira.
Tem mais alguma dúvida? Deixe seus comentários.