A tendência é que todos os documentos pessoais no Brasil passem para uma carteira digital, ficando de fácil acesso através do smartphone. E um dos documentos mais recentes que passa para este sistema é o CPF.
O Cadastro de Pessoa Física Digital, conhecido pela abreviação de CPF Digital (e-CPF), foi lançado pela Receita Federal neste ano. O aplicativo para celular foi desenvolvido em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Mas inicialmente apenas cidadãos com Carteira Nacional de Habilitação (CNH), poderão solicitar o CPF Digital, pois será necessário um cadastro biométrico.
Porém a Receita está trabalhando com o setor de inteligência para poder disponibilizar essa opção para uma grande porcentagem dos brasileiros nos próximos anos.
Documento único
O CPF se tornou um documento único diante dos órgãos federais, onde os mesmos contam com acesso as principais informações de um cidadão. Em um futuro não muito distante o CPF Digital deverá integrar todos os outros documentos e serviços comuns para a população.
Como fazer meu CPF Digital
Antes de mais nada é preciso ter a CNH Digital, pois o aplicativo ainda depende da biometria exigida para a criação do documento no Detran.
1. Passo
Preenchendo esse requisito, baixe o aplicativo para o seu celular:
É preciso ter em média 70mb de espaço livre em seu aparelho.
2. Passo
Depois de clicar no link para o seu sistema operacional, clique na opção “Instalar”. Desde que tenha espaço livre, o download irá começar e então a instalação será iniciada logo após a conclusão.
Abra o aplicativo e preencha o número do seu documento.
O app irá informar se será ou não possível obter o CPF Digital, pois o sistema irá cruzar informações com a biometria de sua CNH Digital. Caso não tenha a CNH, o app irá informar a possibilidade de prosseguir o cadastro.
Como fazer a CNH Social gratuita passo a passo!
3. Passo – Prova de vida
Confirmada a possibilidade de fazer o documento, o primeiro passo será fazer uma prova de vida. O sistema irá usar a câmera frontal de seu aparelho para verificar seus movimentos. Neste momento pisque e sorria até que o sistema detecte a sua presença.
Prova de Vida beneficiários INSS – Previdência Social!
4. Passo
Depois desta validação será necessário tirar uma selfie. A foto servirá para fazer um comparativo como a base de dados biométrica do Governo.
Siga os passos da instrução, virando seu rosto para a esquerda, para a direita e outros procedimentos de verificação.
Siga para a próxima etapa e então o aplicativo irá exibir seus documentos virtuais, tanto o CPF como a CNH digital.
5. Passo
Ao clicar sobre o ícone do CPF, o app irá exibir o número, foto, a situação do seu cadastro, nome completo, data de nascimento e um QR Code. Além disso o logo da República Federativa do Brasil. No fim estará a marca d’água da SERPRO.
Pronto, sempre que for necessário apresentar seu CPF, basta mostrá-lo através do seu celular.