Sempre tem malandro pra tudo não é mesmo? O Auxílio Emergencial chegou para dar uma ajuda a todos os cidadãos brasileiros que acabaram de alguma forma sendo prejudicados pela quarentena e que precisam ao menos do mínimo para sobreviverem.
Mas há muitos relatos de que estelionatários vem usando o número do CPF para solicitar o auxílio, onde a conta informada para depósito acaba sendo destes fraudadores durante o cadastro no programa assistencial.
Como fazer o cadastro do Auxílio Emergencial Online!
Até então o governo liberou 5 parcelas do auxílio emergencial, sendo 3 de R$ 600 e outras 2 de R$ 300 recentemente.
Mas como descobrir se o meu CPF foi usado para fraudar o Auxílio Emergencial? Essa resposta veremos hoje no Como Fazer Fácil.
Como fazer para chegar se o CPF foi usado em fraude no Auxílio Emergencial?
Confira o passo a passo para conferir se o seu Cadastro de Pessoa Física está sendo usado por fraudadores:
1. Acessando o site do Dataprev
Para conferir se o CPF foi usado indevidamente no requerimento do Auxílio Emergencial é preciso acessar o seguinte endereço eletrônico:
2. Inserindo dados pessoais
Então para fazer a consulta será necessário inserir o seu número do CPF, nome completo, nome da mãe ou assinalar a opção de ‘Mãe desconhecida’, a data de nascimento e selecionar a caixa de segurança “Não sou um robô”.
E depois clique no botão azul “Enviar”.
3. Verificando se há fraude
Após inserir estes dados uma nova janela será exibida e então para saber se o seu CPF está ou não sendo usado para fraude, a resposta estará na forma como essa página está exibindo os seus dados.
Portanto se na próxima janela estiver “Requerimento não encontrado”, é sinal que está tudo bem e o seu CPF NÃO foi usado para cadastro no auxílio emergencial.
Mas se o seu CPF foi usado para cadastro no auxílio, será exibido a resposta “Resultado do Processamento”, “Requerimento Retido”, “Dados Inconclusivos”, se aprovado ou não.
Estará nessa tela também quantas análises foram feitas, a data do requerimento, quando foi recebido no Dataprev e também quando o dinheiro do benefício foi enviado para a Caixa Econômica Federal, seja para a sua conta poupança CEF ou para a Poupança Social Digital.
Porém estas respostas é apenas para quem não fez o cadastro. Se você realizou o cadastro no auxílio a resposta será conforme a segunda. Portanto não há qualquer problema com fraude, apenas indica a situação atual do cadastro.
Como denunciar que meu CPF foi usado de forma irregular?
Caso conste que o seu CPF foi usado para cadastro no Auxílio Emergencial (desde que não tenha sido por você mesmo), é possível fazer uma denúncia ao Ministério da Cidadania ou à Caixa Econômica Federal (CEF).
Portanto no Ministério da Cidadania ligue para o 121 ou 0800-707-2003.
Já na Caixa Econômica vá até uma agência ou ligue para:
- Caixa Cidadão: 0800 726 0207
- SAC: 0800 726 0101
- Ouvidoria: 0800 725 7474