Sabe aquelas pedras branquinhas, chamadas de seixos, que estão presente em jardins ornamentados? Pois é, elas não ficam branquinhas para sempre, até mesmo dentro de casa, onde o pó acaba acumulando e tirando o brilho branco de cada uma delas.
E aqui em casa não foi diferente, os seixos brancos estavam marrons e encardidos, e esfregar um por um seria muito trabalhoso, pois a nossa floreira é muito grande e vai mais ou menos um saco de 50kg de seixos. Então a solução foi experimentar algo para limpa-los mais facilmente e não é que a experiência deu certo?
Por isso neste artigo você irá encontrar passo a passo como limpar os seixos ou pedras brancas de suas flores e jardins, deixando-as bem branquinhas, aproveitando a chegada da primavera, onde elas dão um destaque a mais para as flores, coqueiros, buchinhas e outras plantas do seu quintal.
Como limpar seixos/pedras brancas facilmente?
Materiais e ingredientes:
- Um balde que caiba todas os seus seixos e ainda sobre ao menos 1/3 do balde (ou mais baldes)
- 200ml de água sanitária, a famosa Quiboa, para cada litro de água
- E água
Como limpar os seixos?
- Coloque água dentro do balde, o suficiente para chegar até a metade.
- Acrescente a água sanitária correspondente a quantidade de água que foi colocada dentro do balde e então mexa.
Cuidado para não manchar a roupa, faça este procedimento com uma roupa velha ou tenha muito cuidado para não espirrar em você, afinal a água sanitária mancha roupas coloridas.
- Passe uma água nos seixos para tirar a terra e o pó mais grosso e depois coloque-os dentro do balde.
- Deixe os seixos de molho por pelo menos dois dias nesta solução.
- Após dois dias, enxague três vezes as pedras, depois coloque-as para secar ao sol e pronto, só coloca-las ornando o local de origem no seu jardim.
Em alguns casos, quando os seixos estão muito encardidos, além deste procedimento, ainda será necessário esfregar, mas ai você vê se compensa ou não o trabalho.
Aprenda como plantar cebolinha!
Há quem use uma boa quantidade de cloro líquido. Mas em boa parte dos casos, somente a água sanitária já é o suficiente. E não, ambos não são a mesma coisa, o cloro é mais concentrado e mais difícil de ser encontrado em mercados.
Se inscreva em nosso canal:
Tem alguma outra dica? Deixe seus comentários!