Como fazer arroz em grande quantidade?

Como fazer arroz em grande quantidade?

Vai precisar cozinhar para um batalhão e está preocupado (a) pois não sabe fazer arroz em grande quantidade? Hoje estaremos dando algumas dicas e ensinando como fazer arroz soltinho para quantidades de 1kg, 2kg, 3kg, 4kg, 5kg e quantos quilos você precisar.

Lembrando que para você saber a quantidade de arroz que vai precisar cozinhar, faça uma média de 100g a 150g por pessoa. Assim terá uma noção de quantos quilos de arroz vai necessitar. Os temperos nós indicamos algumas quantidades, mas eles são a gosto, assim como nas pequenas quantidades, você vai precisar provar a água, para saber se está bom de sal e temperos, quando estiver na panela.

como-fazer-arroz-em-grande-quantidade

Fazer arroz em grande quantidade assusta, principalmente se for a primeira vez da receita. Mas não tem muito segredo, só precisa ter força para mexer o arroz dentro da panela, que normalmente é bem alta.

Como fazer arroz em grande quantidade?

Digamos que a quantidade seja 5kg

Ingredientes:

  • Arroz (parboilizado) (o branco também dá, mas as chances de ficar papa são bem grandes)
  • Uma xícara (chá) de óleo
  • Uma cebola picadinha
  • Quatro dentes de alho picadinho
  • Sal a gosto (em 5 kg, recomendamos 10 colheres de sopa (rasa) ) Mas o sal realmente é a gosto.
  • Um pacote de arroz de 5 quilos
  • Água o suficiente, que iremos explicar no passo a passo.

Como fazer?

Para fazer uma grande quantidade de arroz não existe muito segredo, a dificuldade está em encontrar os utensílios e a panela do tamanho condizente com a quantidade de arroz.

Primeiro gostaríamos de falar um pouco sobre isso. Deve ser levado em consideração que na panela onde será cozido o arroz, ele irá dobrar de tamanho após o cozimento e a panela deve também comportar a quantidade de água necessária para cozinhar.

Nesta receita iremos cozinhar 5kg, a quantidade de temperos é condizente com isso. Em quantidades grandes, mas menores, você vai precisar adaptar a quantidade de temperos, da maneira que achar melhor. Lembrando que uma boa quantidade de alho ou cebola, é sempre indicado para dar um gosto interessante no arroz.

Para cozinhar, você vai precisar sempre colocar o dobro de água em relação a quantidade de arroz, exatamente como é feito em pequenas quantidades.

Se você lavar uma bacia de arroz, coloque 2 bacias de água.

Outro item que deve ser levado em consideração é o tipo de fogão. Se for fazer em fogão convencional, deixe em fogo alto normalmente, agora se for feito em fogão industrial, recomendamos que abaixe um pouco a chama, para que a água não seque muito rapidamente e o arroz não cozinhe corretamente.

Então vamos lá:

  • Coloque o azeite na panela grande e então refogue a cebola.
  • Quando ela começar a ficar transparente, refogue o alho.
  • Depois acrescente o arroz e com uma colher grande de pau, mexa, deixando refogar por um tempo.
  • Então acrescente a água.
  • Acrescente o sal a gosto. Misture muito bem e então prove a água do arroz, você terá uma noção se está muito fraco ou forte de sal.
  • Deixe cozinhar até que a água seque e então está pronto.

Tem alguma dica para cozinhar arroz em grande quantidade? Deixe seus comentários.

Anterior Como plantar baunilha
Proximo Como fazer banho maria?

Sobre o autor

Wes
Wes 752 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Receitas 0 Comentarios

Como fazer um vinagrete especial para hambúrgueres

Para complementar ainda mais o seu hambúrguer caseiro, ou gourmet para a sua casa, hamburgueria ou food truck, hoje estaremos ensinando como preparar um delicioso vinagrete, próprio para essa finalidade…. Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Delicioso muffin de omelete – Aprenda como fazer

Está cansado das omeletes tradicionais no café da manhã? Que tal preparar uma combinação de muffin com omelete para dar um gosto novo a sua refeição matinal? Então confira a… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Mini tortas de maçã com Cranberry de natal

Você conhece a Cranberry? Ela também é conhecida como Oxicoco e são bagas vermelhas bastante ácidas, e muito utilizadas principalmente na culinária dos Estados Unidos. Como é uma das regiões… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer panqueca sem farinha

A algum tempo atrás publicamos uma receita de bolo sem glúten, para pessoas com intolerância e também para aqueles que desejam emagrecer com saúde. Mas como a receita era única,… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer caipirinha de Yakult

Que a caipirinha é um sucesso nacional ninguém pode negar. Quase todos os brasileiros conhecem a receita tradicional, e essa nossa bebida típica brasileira é conhecida também em terras internacionais…. Leia mais

Receitas 0 Comentarios

TOP 5 receitas de sangria – Como fazer a bebida do verão

Se você está querendo beber algo refrescante e diferente, hoje estaremos ensinando passo a passo como fazer receitas de sangrias, uma bebida muito refrescante, fácil e barata de fazer, bem… Leia mais

  1. Renato
    fevereiro 08, 00:34 Responda
    A agua deve ser fervendo na hora de adicionar ao arroz refogado?
    • Wes
      fevereiro 10, 15:59 Responda
      Não, recomendamos temperatura ambiente mesmo. Mas caso queira adiantar um pouco o processo, coloque no máximo uma água morna.
  2. Ialda p souza
    julho 26, 10:15 Responda
    Minha irmã faz arroz em grandes quantidades. Exemplo 5 k.Ferva 11litros de água com o tempero a gosto refogado antes.Coloque o arroz e deixe secar.Fogão industrial, baixo a chama outro tipo fogo alto.
    • Wes
      julho 26, 11:27 Responda
      Muito obrigado pela dica Ialda!

Escreva uma resposta