É sempre interessante produzir nossas próprias receitas não é mesmo, assim podemos adapta-las, testar novas versões e dar aquele gostinho especial que poderá ser o nosso segredo de sucesso. E entre as produções caseiras mais famosas, estão as de bebidas alcoólicas, como as de cerveja, uísque, entre outras e hoje estaremos ensinando mais uma ótima opção, a receita de hidromel.
Se você gosta de bebidas docinhas, nada melhor do que uma feita de mel, estou certo? Mas lembre-se de que as docinhas são as mais poderosas e devem ser tomadas com muita moderação, pois quando elas “sobem”, vão de uma vez hahaha.
Confira a seguir alguns detalhes e segredos da produção caseira de hidromel e gostaríamos que vocês também compartilhassem suas experiências conosco.
O que é Hidromel?
A bebida alcoólica conhecida por Hidromel é feita a partir dos açúcares fermentados de mel. O teor alcoólico pode chegar em até 20%, dependendo da forma de levedura utilizada na produção. A bebida é bem antiga, fazendo parte de culturas importantes de nossa história, como a Grécia antiga, Roma antiga, civilizações vikings, celtas, saxões e outras, justamente por ser uma bebida “fácil” de fazer e bem gostosa, por ser docinha.
Os principais tipos e receitas de hidromel – Nomes
Existem ao todo 4 tipos diferentes de hidromel, onde suas variações podem ultrapassar 30 diferentes receitas, consumidas no mundo todo. Os tipos são do hidromel tradicional, o hidromel com frutas, o com especiarias e os de especialidades. Veja abaixo uma lista com as principais variações de cada tipo da bebida:
- Se tratando de Hidromel Tradicional, encontramos as versões doce, semi doce e o seco.
- Já o Hidromel com Frutas, contam com as variações Pyment, feito com uva ou suco da mesma, o Cyser que é feito com maçã, o Berry que é feito com framboesas, morango, amoras e outras bagas, o Stone Fruit, que é feito com frutas como pêssego, cereja, ameixa, abacate e outras com caroços, e o Melomel, que é feito com outros tipos de frutas.
- A versão Especialidades conta com os nomes, Braggot, feito com grãos e malte, o histórico, feito por Tej etíope, poloneses e outros, e também o Hidromeles experimentais, feitos com frutas, vegetais e outros itens em forma experimental.
- Já a versão de Hidromel com especiarias, é feito com frutas e especiarias, ou ervas e vegetais.
Como fazer a melhor receita de hidromel?
Ingredientes:
- A quantidade de ingredientes varia de acordo com o tanto de hidromel que deseja fazer.
- Água
- Levedura (levedo)
- Mel
- E para adiantar o processo de fermentação, suco de uva ou maçã (Caso não ligue do hidromel ficar com os sabores das frutas, além do mel)
Materiais e outros itens necessários:
- Uma bacia
- Hidrômetro
- Garrafas
- Recipiente transparente
- Termômetro culinário
- Uma mangueira flexível
- Bexigas ou câmara de vácuo (para quem for mais profissional)
- Produto esterilizante
Como fazer?
- O primeiro passo para a produção caseira de hidromel é esterilizar todos os materiais. É importante que todas as bacias, talheres, garrafas, pratos e tudo que fizer parte da produção, esteja bem limpo e desinfetado, para que durante o processo de fermentação, não cresçam microrganismos prejudiciais para a nossa saúde. A esterilização poderá ser feita com uma solução vendida em lojas próprias de produção artesanal de bebidas, ou com um pouco de água sanitária, mas que deverá ser enxaguado muito bem.
- Em uma bacia, coloque um litro de mel e três litros de água, a proporção sempre será 1 pra 3. Se por exemplo você usar 100ml de mel, deverá usar 300ml de água e assim por diante.
- Coloque a mistura no fogo e deixe cozinhando por 15 minutos, a uma temperatura de 70ºC. Utilize o termômetro culinário para manter a temperatura neste nível. Sempre mexa, para não deixar a mistura engrossar.
- Então deixe esfriar.
- Após frio, coloque as uvas ou suco de maçã, caso deseje fazer o hidromel com mais rapidez. Lembrando que o gostinho dessas frutas irá ficar, se você deseja fazer uma bebida mais pura, tem que ter um pouco mais de paciência.
- Então coloque na mistura o pacotinho de levedura e misture. O ideal é um pacote pequeno para 4 litros de mistura. Em média cada pacotinho conta com 100g.
- Então passe a mistura do hidromel para um recipiente transparente (uma garrafa), e vede-o completamente com uma bexiga. Faça alguns furinhos nela, para que não entre ar no recipiente, mas que saia o dióxido de carbono (CO2) que a fermentação irá fazer. Prenda bem a bexiga.
- Há quem já seja produtor de outras bebidas e possua uma câmara a vácuo, facilitando o processo de fermentação, mas caso não possua, não se preocupe, o recipiente transparente já da conta do recado.
- Então deixe a mistura descansar em temperatura ambiente, de preferência que varie entre 20 a 25ºC.
- Deixe a mistura fermentar por oito semanas em média no recipiente caseiro e por três a quatro semanas se estiver usando a câmara a vácuo. Para acompanhar a fermentação, você poderá utilizar o hidrômetro, onde a cada duas semanas, a gravidade baixará em média 10%, ao valor inicial. Se possível, evite ficar abrindo o recipiente.
- Após passar as semanas indicadas, passe o hidromel com ajuda da mangueira flexível, para garrafas de vidro. Então armazene a bebida em um local escuro.
Está pronto.
Dicas para o preparo do hidromel
- Utilize uma levedura mais tolerante ao álcool. As leveduras de cerveja por exemplo, tendem a secar quando atingem um nível padrão, com isso um pouco de mel não fermentado irá ficar na sua receita, não deixando ela muito legal.
- A levedura indicada é a de vinho branco, ela pode ser encontrada em casas de artigos para criação de vinhos.
- O nutriente fermentador ideal para o seu hidromel deve ser feito a base de suco neutro de frutas como, uva e maçã. Ao colocar uma pequena porção deste suco, você irá acelerar o processo de fermentação. Mas a parte ruim é que o sabor dos sucos irá fazer parte do hidromel, não deixando-o com o sabor natural.
- O passo a passo deve ser seguido corretamente, onde será preciso despejar o mel, colocar a água, o levedo e deixar descansar, sem ficar mexendo. Siga corretamente para não “matar” a sua produção de hidromel.
- Sempre esterilize bem todos os materiais que forem usados na produção do hidromel. Ao deixa-lo descansando para fermentar, dependendo de como for feito e onde for armazenado, é perigoso que bactérias se desenvolvam juntamente com a levedura.
- A melhor tampa para a sua garrafa de fermentação é uma bexiga. Como ela precisa liberar CO2, os pequenos furinhos que você irá fazer, irá liberar o gás, além de impedir a entrada de oxigênio.
- Tem quem adicione sorbato de potássio na bebida para preservar o sabor e a cor por mais tempo.
- Se possível, peça ajuda a um profissional para executar o processo.
Gostou? Deixe seus comentários e compartilhe com seus amigos.
Celio S P TEIXEIRA (Ara-Cachaça)
Gostei das dicas. Vou tentar fazer. A minha primeira experiência falhou; usei água mineral, mel silvestre, fermento de pão, polpa de cajá e passas de uva. A fermentação iniciou em 1 hora. Em 10 dias parou de fermentar. Experimentei e vi que o sabor era muito ruim. Vou tentar a sua receita. Obrigado.
Wes
Opa, blz Celio! Volte para contar a experiência!
Isnar Marcil Carneiro
Li,entendi,vou fazer e retornarei.Fui professor durante 40 anos de minha vida.Gosto de uma boa didática.Sempre aprendi quando ensinei.Estou com 76 anos e crio abelhas desde os 15.GRATIDÃO por me ensinar,Wes
Henrique
Excelente receita! Tenho uma dúvida, exatamente quanto de suco de maçã posso colocar pra adiantar o processo de fermentação?