Como fazer o melhor pão frances caseiro

Como fazer o melhor pão frances caseiro

Chegou a hora do café e gostaria de comer um pão francês bem quentinho? Que tal você mesmo preparar a sua receita de pão francês caseira? Neste artigo estaremos ensinando passo a passo como fazer o melhor pão (marraqueta) água e sal que você irá conhecer.

Além dos ingredientes e o modo de preparo desta receita, nós também estaremos falando um pouco sobre a história do pão francês, as suas principais características, ingredientes tradicionais e também as informações nutricionais da maioria dos pães feitos em panificadoras.

Este texto está bem especial e gostaríamos que ajudasse o site a crescer, compartilhando com seus amigos. Se inscreva também em nosso canal do YouTube, para aprender como fazer um pão sem cilindrar e todas as nossas outras receitas.

como fazer pao frances caseiro receita

Um pouco da história do pão francês

O tradicional pão francês teve suas primeiras aparições na França a partir de 1800 e no Brasil a partir da República do século XX. Ele é conhecido também como pan de batalla ou marraqueta na Bolívia ou pan batido em algumas regiões do Chile. É muito popular também no Peru, Argentina e Uruguai.

Sua composição é de basicamente farinha, sal, fermento e água, onde em algumas regiões do Brasil é também conhecido como pão água e sal, ou somente pão de sal. Sua consistência é crocante por fora (principalmente quando recém sai do forno) e com um miolo bem fofinho.

Em média o peso de um pão francês pode variar de 50 a 75g.

Uma curiosidade é que as versões da cultura francesa a camada de fora dos pães eram mais escuras, onde a característica típica que conhecemos hoje é particularidade do Brasil, a princípio somente por aqui os pães eram menores e alongados, com miolo branco e uma crosta crocante e dourada. Tanto que em alguns outros países o pão é chamado de “pão brasileiro” e não francês.

Os principais ingredientes de um pão francês tradicional

Tradicionalmente o pão francês leva em sua composição, água, sal, farinha de trigo, fermento biológico e melhorador de farinha. A quantidade de ingredientes varia de acordo com a quantidade de farinha de trigo utilizada. Em grandes escalas, do total de 100% da massa, cerca de 60,6% é farinha de trigo, 36,4% é agua, 1,2% é fermento biológico, 1,2% é o sal e 0,6% é de melhorador de farinha. O que pode dar uma pequena variada é em relação a água, mas a princípio para fazer um pão francês perfeito, a quantidade deve ser esta para cada ingrediente.

E em questões nutricionais um pão francês de aproximadamente 50g conta com:

  • 137 calorias
  • 4,1g de proteínas
  • 28,5g de carboidratos
  • 0,5g de gorduras totais
  • 0,9g de fibra alimentar
  • E 320,7mg de sódio

Dicas e segredos para fazer um bom pão francês em casa

E como toda receita, esta de pão francês caseiro também conta com seus segredos. E logo abaixo estaremos falando sobre alguns dos principais. Caso você tenha mais alguma, deixe seus comentários, será um prazer incluir seus conhecimentos neste nosso artigo.

  • A água desta receita de pão francês caseiro precisa ser bem gelada, para que o pão fique com aquela consistência crocante.
  • Antes de deixar a massa crescer, pincele (ou borrife) um pouco de água sobre os pães já acomodados na forma.
  • Deixe os pães crescerem dentro do forno, sem ligar é claro, para que a temperatura seja constante.
  • Para ter aquela abertura característica por cima dos pães, basta depois que eles crescerem, você passar uma faca bem ao centro, sem afundar muito.
  • Dependendo do tipo de farinha será necessário adicionar um pouquinho mais de água gelada para chegar na consistência de massa lisa.

A receita não vai ovo, não estranhe é assim mesmo 🙂

Como fazer o melhor pão frances caseiro?

Ingredientes:

  • 600g de farinha de trigo ( três xícaras de chá )
  • Duas colheres (chá) de sal
  • Duas colheres (sopa) de manteiga ou margarina derretida (ou óleo)
  • Um pacotinho de fermento biológico (10g)
  • Uma xícara (chá) de água gelada

Como fazer?

  • Coloque em uma bacia grande/média, toda a farinha de trigo e acrescente o fermento. Mexa e incorpore-o na farinha, seco mesmo.
  • Então acrescente a margarina derretida ou o óleo (pode ser azeite ou manteiga) e o sal e misture muito bem novamente.
  • O próximo passo é ir colocando a água extremamente gelada aos poucos na mistura de farinha. Coloque 1/3 da xícara e então mexa até que comece a ficar homogêneo. Assim que der uma secada, coloque mais 1/3 da xícara (chá) de água gelada e mexa novamente.
  • Por fim coloque o restante da água e então comece a sovar a massa com as mãos.
  • A consistência da massa a princípio irá ficar bem esfarelada, mas é assim mesmo. Continue amassando até que ela fique com a consistência lisa.

Caso esta quantidade de água não seja suficiente para deixar a massa lisa, coloque mais uma ou duas colheres de sopa, isso varia de acordo com a farinha, com a temperatura ambiente e de suas mãos. O objetivo é chegar a uma consistência lisa firme e homogênea.

  • Depois de sovar bem, cubra a bacia com um pano limpo e deixe a massa descansar por 30 minutos.
  • Coloque a massa de pão francês caseira sobre uma superfície plana e então com o auxílio de um rolo, estique a massa completamente.
  • Então separe a massa em 10 porções iguais.
  • Enrole a massa como se fosse um rocambole e acomode-as em uma forma untada e enfarinhada. De um bom espaço entre elas, pois irá crescer bem quando assar.
  • Cubra os pães com um pano limpo e então coloque-os para crescer dentro de um forno. Deixe-os crescendo por três horas.
  • Depois dos pães franceses crescerem, para dar a característica típica, com uma faca, faça um corte bem ao centro na superfície da massa, não muito profundo.
  • Então leve para assar em forno pré aquecido com temperatura de 200ºC (forno médio), por 30 minutos.
  • Então deixe assar até que fique douradinho.
  • E pronto. Uma delícia.

Gostou desta nossa receita e dicas? Deixe seus comentários e compartilhe o nosso site com seus amigos!

Veja também esta receita em nosso canal!

Anterior Como fazer pão caseiro sem cilindrar
Proximo Como fazer Sundae com Bacon do BK

Sobre o autor

Wes
Wes 882 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Receitas 0 Comentarios

TOP 5 receitas de sangria – Como fazer a bebida do verão

Se você está querendo beber algo refrescante e diferente, hoje estaremos ensinando passo a passo como fazer receitas de sangrias, uma bebida muito refrescante, fácil e barata de fazer, bem… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer bolo de fubá – A melhor receita da vovó

Uma receita de bolo de fubá bem caprichada é uma das melhores opções para o nosso café. Você com certeza já provou uma deliciosa receita deste bolo na casa de… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer Honey Mustard a mostarda com mel para hambúrguer

A receita de complemento que estaremos ensinando hoje para você incorporar no seu hambúrguer caseiro, é uma receita chamada lá fora de Honey Mustard, que nada mais é do que… Leia mais

Receitas 5 Comentarios

Como fazer suspiro caseiro

Suspiro é um doce muito gostoso não é mesmo? Quando criança eu adorava ir nos mercadinhos e comprar aqueles de saquinhos e também aqueles que eram em quadradinhos, até hoje… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer Paçoquita Cremosa

A procura por Paçoquita Cremosa nos últimos dias tem sido assídua, mas nem todos conseguiram encontrar essa deliciosa opção de amendoim cremoso, pois uma ação de marketing da própria empresa,… Leia mais

Receitas 2 Comentarios

Como fazer a melhor coxinha do mundo

Coxinha é um salgado que conquistou o Brasil e vem conquistando o mundo ao longo dos últimos anos. Eu particularmente amo coxinha, até mais do que brigadeiro em festas de… Leia mais

  1. papitto
    setembro 25, 18:02 Responda
    Vi numas dicas por aí que quanto mais gelada a água, mais crocante fica !!!
    • Wes
      dezembro 11, 21:41 Responda
      Obrigado Tania! Volte sempre!

Escreva uma resposta