Chegou a hora do café e gostaria de comer um pão francês bem quentinho? Que tal você mesmo preparar a sua receita de pão francês caseira? Neste artigo estaremos ensinando passo a passo como fazer o melhor pão (marraqueta) água e sal que você irá conhecer.
Além dos ingredientes e o modo de preparo desta receita, nós também estaremos falando um pouco sobre a história do pão francês, as suas principais características, ingredientes tradicionais e também as informações nutricionais da maioria dos pães feitos em panificadoras.
Este texto está bem especial e gostaríamos que ajudasse o site a crescer, compartilhando com seus amigos. Se inscreva também em nosso canal do YouTube, para aprender como fazer um pão sem cilindrar e todas as nossas outras receitas.
Um pouco da história do pão francês
O tradicional pão francês teve suas primeiras aparições na França a partir de 1800 e no Brasil a partir da República do século XX. Ele é conhecido também como pan de batalla ou marraqueta na Bolívia ou pan batido em algumas regiões do Chile. É muito popular também no Peru, Argentina e Uruguai.
Sua composição é de basicamente farinha, sal, fermento e água, onde em algumas regiões do Brasil é também conhecido como pão água e sal, ou somente pão de sal. Sua consistência é crocante por fora (principalmente quando recém sai do forno) e com um miolo bem fofinho.
Em média o peso de um pão francês pode variar de 50 a 75g.
Uma curiosidade é que as versões da cultura francesa a camada de fora dos pães eram mais escuras, onde a característica típica que conhecemos hoje é particularidade do Brasil, a princípio somente por aqui os pães eram menores e alongados, com miolo branco e uma crosta crocante e dourada. Tanto que em alguns outros países o pão é chamado de “pão brasileiro” e não francês.
Os principais ingredientes de um pão francês tradicional
Tradicionalmente o pão francês leva em sua composição, água, sal, farinha de trigo, fermento biológico e melhorador de farinha. A quantidade de ingredientes varia de acordo com a quantidade de farinha de trigo utilizada. Em grandes escalas, do total de 100% da massa, cerca de 60,6% é farinha de trigo, 36,4% é agua, 1,2% é fermento biológico, 1,2% é o sal e 0,6% é de melhorador de farinha. O que pode dar uma pequena variada é em relação a água, mas a princípio para fazer um pão francês perfeito, a quantidade deve ser esta para cada ingrediente.
E em questões nutricionais um pão francês de aproximadamente 50g conta com:
- 137 calorias
- 4,1g de proteínas
- 28,5g de carboidratos
- 0,5g de gorduras totais
- 0,9g de fibra alimentar
- E 320,7mg de sódio
Dicas e segredos para fazer um bom pão francês em casa
E como toda receita, esta de pão francês caseiro também conta com seus segredos. E logo abaixo estaremos falando sobre alguns dos principais. Caso você tenha mais alguma, deixe seus comentários, será um prazer incluir seus conhecimentos neste nosso artigo.
- A água desta receita de pão francês caseiro precisa ser bem gelada, para que o pão fique com aquela consistência crocante.
- Antes de deixar a massa crescer, pincele (ou borrife) um pouco de água sobre os pães já acomodados na forma.
- Deixe os pães crescerem dentro do forno, sem ligar é claro, para que a temperatura seja constante.
- Para ter aquela abertura característica por cima dos pães, basta depois que eles crescerem, você passar uma faca bem ao centro, sem afundar muito.
- Dependendo do tipo de farinha será necessário adicionar um pouquinho mais de água gelada para chegar na consistência de massa lisa.
A receita não vai ovo, não estranhe é assim mesmo 🙂
Como fazer o melhor pão frances caseiro?
Ingredientes:
- 600g de farinha de trigo ( três xícaras de chá )
- Duas colheres (chá) de sal
- Duas colheres (sopa) de manteiga ou margarina derretida (ou óleo)
- Um pacotinho de fermento biológico (10g)
- Uma xícara (chá) de água gelada
Como fazer?
- Coloque em uma bacia grande/média, toda a farinha de trigo e acrescente o fermento. Mexa e incorpore-o na farinha, seco mesmo.
- Então acrescente a margarina derretida ou o óleo (pode ser azeite ou manteiga) e o sal e misture muito bem novamente.
- O próximo passo é ir colocando a água extremamente gelada aos poucos na mistura de farinha. Coloque 1/3 da xícara e então mexa até que comece a ficar homogêneo. Assim que der uma secada, coloque mais 1/3 da xícara (chá) de água gelada e mexa novamente.
- Por fim coloque o restante da água e então comece a sovar a massa com as mãos.
- A consistência da massa a princípio irá ficar bem esfarelada, mas é assim mesmo. Continue amassando até que ela fique com a consistência lisa.
Caso esta quantidade de água não seja suficiente para deixar a massa lisa, coloque mais uma ou duas colheres de sopa, isso varia de acordo com a farinha, com a temperatura ambiente e de suas mãos. O objetivo é chegar a uma consistência lisa firme e homogênea.
- Depois de sovar bem, cubra a bacia com um pano limpo e deixe a massa descansar por 30 minutos.
- Coloque a massa de pão francês caseira sobre uma superfície plana e então com o auxílio de um rolo, estique a massa completamente.
- Então separe a massa em 10 porções iguais.
- Enrole a massa como se fosse um rocambole e acomode-as em uma forma untada e enfarinhada. De um bom espaço entre elas, pois irá crescer bem quando assar.
- Cubra os pães com um pano limpo e então coloque-os para crescer dentro de um forno. Deixe-os crescendo por três horas.
- Depois dos pães franceses crescerem, para dar a característica típica, com uma faca, faça um corte bem ao centro na superfície da massa, não muito profundo.
- Então leve para assar em forno pré aquecido com temperatura de 200ºC (forno médio), por 30 minutos.
- Então deixe assar até que fique douradinho.
- E pronto. Uma delícia.
Gostou desta nossa receita e dicas? Deixe seus comentários e compartilhe o nosso site com seus amigos!
papitto
Vi numas dicas por aí que quanto mais gelada a água, mais crocante fica !!!
Wes
Isso Papitto, é verdade!
Tania
Ficou exelnte!
Tania Holanda
Wes
Obrigado Tania! Volte sempre!