Não são todos que fazem o uso do fio dental após as escovações e muitos daqueles que usam, não sabem como o fio dental deve ser passado entre os dentes.
Mas hoje no Como Fazer Fácil vamos falar um pouco sobre esta importante ação para remover placa bacteriana e alimentos de locais onde a escova normalmente não consegue chegar.
Porque usar fio dental diariamente?
Como citamos acima o fio é importante para ir até locais onde a escova não chega, mais precisamente entre os dentes e sob a gengiva e os dentes.
É por ali que o acúmulo de placa bacteriana pode provocar problemas como a gengivite e/ou cárie.
O uso diário é fundamental para evitar essas e outras complicações ao longo da vida.
Como fazer um sal de frutas caseiro com sabor | Estomazil, ENO, etc!
Técnica para usar corretamente o fio dental
Corte cerca de 40 centímetros de fio dental e enrole-o fixando firmemente ao redor dos dedos médios, criando um vão de cerca de 10 centímetros entre os dedos.
Então segure o fio dental entre o polegar e o indicador de ambas as mãos.
Para poder passar corretamente, deslize o fio levemente para cima e para baixo entre os dentes. Quando estiver próximo da base de cada um dos dentes, deslize o fio para chegue até a gengiva, ultrapassando a linha de junção entre ambos.
Mas nunca force o fio dental contra a gengiva, pois se trata de um pedaço bem sensível, muito fácil de machucar e até mesmo cortar o tecido gengival.
O ideal é ir utilizando um pedaço novo do fio dental para cada um dos dentes, assim que limpar o anterior.
Como fazer soro caseiro fácil!
A remoção do fio é feita com movimentos de ida para frente e para trás, indo para a parte vazada do dente.
Qual o tipo de fio dental ideal para meu dente?
Hoje existe duas opções de fio dental comercializado no mercado, o fio de nylon, chamado de multifilamento e o fio PTFE que é feito de monofilamento, ou seja não desfia.
Nylon
Os fios de nylon podem ser encerados ou não. Eles contam com opções naturais e também com uma variedade de sabores. São os mais comuns no mercado e contam com um preço bem baixo.
Mas pelo fato de serem multifilamento, eles acabam rasgando ou desfiando, principalmente em pessoas que contam com dentes muito juntos.
PTFE
Já o fio dental PTFE é feito de um filamento único (monofilamento). É um fio mais caro, mas que contam com a vantagem de deslizar mais facilmente entre os dentes e não se rompem, atuando inclusive em dentes com pouco espaço.
Mas ambos os fios são recomendados. O importante é sempre fazer o seu uso.
Controle seus níveis de ansiedade e enjoo com um truque simples.
Orientação médica
O uso do fio dental é recomendado na grande maioria dos casos, mas é sempre necessário seguir as instruções do seu dentista.
Há casos em que a gengiva passa por um período (ou sempre) que é muito sensível e o uso contínuo pode trazer alguns problemas.
Mas seguindo a orientação médica, com toda certeza você terá uma ótima saúde bucal.
Tem mais alguma dica? Deixe seus comentários.