Como plantar acelga

Como plantar acelga

A acelga lembra muito uma couve em algumas espécies e em outras lembra muito um alface. Tem um gosto muito bom e combina com diferentes tipos de saladas e pratos de diferentes locais do mundo. E hoje estaremos ensinando um passo a passo bem básico para que você possa plantar em sua casa esta hortaliça.

A acelga

A acelga é conhecida também como beterraba branca, de nome científico Beta vulgaris var. cicla. A hortaliça apresenta talos longos e firmes como os de couve e suas folhas são assemelhadas as de um alface. As folhas também podem ser brilhantes e com colorações verdes, amarelas e avermelhadas.

como plantar acelga

Seu consumo deve ser moderado, pois ela possui ácido oxálico e esteres, que pode dificultar a absorção de cálcio pelos ossos do corpo. Mas se tratando de saúde, as acelgas são ricas em vitamina A e também vitamina C.

Como plantar acelga?

Você pode plantar as acelgas já em uma horta definitiva, ou em sementeiras, para que quando elas atingirem cinco centímetros de altura, possam ser transplantadas para o local definitivo.

Plante em uma carreira com espaçamento de 40 centímetros entre uma planta e outra. Já a profundidade deve ser de 2 a 3 centímetros.

Para facilitar a germinação, coloque as sementes em um potinho com água em temperatura ambiente e deixe de um dia para o outro.

Qual o melhor solo para plantar acelga?

O solo ideal para plantar acelga deve ser fértil, rico em nitrogênio e matéria orgânica. Também deverá ser de fácil drenagem. Em relação ao pH, a planta resiste a diferentes tipos, não deve ser o ponto para preocupação.

Como irrigar (regar) a acelga?

O solo deve estar sempre úmido, mas nunca encharcado. Regue a cada 2 horas, dependendo do clima da região onde plantou, pode ser mais ou menos tempo.

Qual o melhor clima e luminosidade para plantar acelga?

As temperaturas mais favoráveis para o cultivo de acelga devem variar entre 15 e 18ºC, bem ameno mesmo. Se adapta melhor a locais de clima frio. Caso esteja plantando em locais de clima quente, o ideal é que seja plantado em “estufas” para amenizar o calor.

Para crescer com saúde, a acelga precisa de pelo menos algumas horas de luz solar direta todos os dias. A iluminação deve ser boa.

Quando e como fazer a colheita da acelga?

O período para a colheita da acelga deverá ser feito a partir de 60 dias após o plantio, podendo variar até 90 dias. Colha primeiramente somente as folhas externas e desenvolvidas. Só faça o uso das folhas mais jovens, caso seja para uma salada por exemplo. Mas se deseja as folhas em tamanhos grandes, terá de colher desta maneira para que todas possam se desenvolver.

É possível colher acelga duas vezes no ano.

Confira também:

Como plantar abóbora

Anterior Como fazer ovo mexido
Proximo Como plantar agrião d'água

Sobre o autor

Wes
Wes 883 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Como plantar amaranto

Hoje iremos aprender um pouco mais sobre o amaranto, essa planta típica das Américas que possui ao menos 17 espécies com folhas comestíveis e outras onde em sua maioria os… Leia mais

Como plantar alcaparras

Esta planta chamada alcaparreira, de origem mediterrânica, possui frutos (alcaparras) que saem de arbustos, com formatos ovais, onde muitos acreditam que além de suas propriedades nutricionais, ainda é uma frutinha… Leia mais

Como plantar agrião d’água

O agrião é conhecido por seu sabor picante (ardidinho), mas que fica ótimo com limão e sal na salada. Ele trás ótimos benefícios para a nossa saúde, inclusive auxilia na… Leia mais

Como plantar abóbora

Nós já ensinamos aqui como plantar abobrinha, mas hoje estaremos deixando um passo a passo bem simples e descomplicado de como plantar abóbora, que abrange uma enorme quantidade, inclusive a… Leia mais

Como plantar arruda

Todo mundo já viu ou pelo menos ouviu falar sobre o ramo de arruda. Uma plantinha com um cheiro inconfundível, muito usada por antigos gregorianos em suas orelhas, assim como… Leia mais

Floricultura: Como limpar seixos/pedras brancas facilmente

Sabe aquelas pedras branquinhas, chamadas de seixos, que estão presente em jardins ornamentados? Pois é, elas não ficam branquinhas para sempre, até mesmo dentro de casa, onde o pó acaba… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta