Como fazer feijão

Como fazer feijão

Hoje vamos aprender como fazer feijão, um dos alimentos mais presente na mesa dos brasileiros, que apesar de parecer difícil de se fazer, é mais simples do que você imagina. Aprenda o passo a passo de como fazer feijão a seguir.

Feijão

No Brasil e no mundo existem 14 tipos de feijão, o Feijão Azuki, Feijão Branco, Feijão Bolinha, Feijão Carioca, Feijão Fradinho, Feijão Jalo, Feijão Jalo Roxo, Feijão Moyashi, Feijão Preto, Feijão Rajado, Feijão Rosinha, Feijão Roxinho, Feijão verde e Feijão vermelho, cada um com a sua cor e o seu tamanho, mas que a finalidade é basicamente a mesma nos fornecer proteína, amido, vitaminas do complexo B, e principalmente ferro.

como fazer feijao

Saiba um pouco mais sobre os Tipos de Feijão.

Como fazer feijão

Para fazer feijão, primeiramente você vai ter que escolher um tipo, que mais lhe agrade. Popularmente no Brasil, em nossas mesas são utilizados o feijão Carioca e o Feijão Preto. Portanto iremos ensinar o modo de preparo destas duas qualidades.

Primeiro escolha uma quantidade que seja suficiente para o seu almoço. Vamos supor que duas xícaras seja suficiente, já que o feijão duplica de tamanho após o seu cozimento.
Na mesa de sua casa, espalhe as duas xícaras para que você possa escolher o feijão, ou seja, tirar alguns que possam vir estragados, pedrinhas e qualquer outra coisa incomum que vem no pacote de feijão. Após eliminar esses, coloque em um prato ou vasilha.

No fogão, pegue a sua panela de pressão, ligue o fogo, e coloque o feijão, junto com pelo menos o triplo de água, neste caso 6 xícaras de água. Quanto mais água, mais caldo no seu feijão e mais ralo ele ficará.

Cozinhe por 35 minutos em fogo alto. Quando abrir a panela, retire um dos grãos e veja se está cozido, caso não, volte ao fogo por mais alguns minutos.

Em outra panela, refogue dois dentes de alho em 2 colheres (sopa) de óleo. Após dourar, vire o feijão da panela de pressão com a água e mexa bem. Tempere com sal a gosto.

Simples não é mesmo?

Dicas para o seu feijão ficar mais gostoso!

É possível cozinhar o seu feijão com Paio ou Bacon, e na hora de refogar, utilizar um tablete de caldo de feijão. Mas esteja atento para a quantidade de sal. Se o seu bacon ou qualquer outra coisa que desejar misturar já vem salgado, refogue apenas com o alho.

Feijão bom é feijão cozido na hora!

Evite cozinhar grandes quantidades, que você tenha certeza que não irá comer. Ter que ficar esquentando o feijão, tira o seu gosto e cada vez vai ficando mais enjoativo.

Dicas gerais

Apesar de ser meio contraditório a dica citada acima, quem não tem tempo de cozinhar feijão todos os dias, recomendamos que no Domingo por exemplo, você cozinhe uma quantidade que de para a semana inteira. Faça normalmente, refogue etc. Espere esfriar e coloque uma porção para cada dia em saquinhos plásticos, aqueles transparentes e leve ao freezer. Todos os dias no seu almoço ou jantar, descongele uma dessas porções e esquente junto a comida.

Aprenda também Como Fazer Arroz.

Previous Como desmontar um PS4 - Como abrir seu Playstation 4
Next Como fazer um Pote da Felicidade - 365 motivos para ser feliz

You might also like

Receitas 0 Comments

Como fazer sagu de vinho

O sagu lembra uma pequena fase da minha infância, onde na escola era servido como lanche, é claro que a versão era com suco e não com vinho hahaha. Mas

Receitas 0 Comments

Cebola roxa em conserva para hambúrgueres

Entre um dos complementos mais requisitados em hamburguerias estão as cebolas em conserva. É como se fossem tão importantes quanto a carne, por isso se você deseja agradar na hora

Receitas 3 Comments

Como fazer Pudim de Pinhão – Ingrediente típico do Paraná

Com a chegada do inverno o pinhão começa a cair das Árvores de Araucária no Paraná, e por isso muita gente aproveita para fazer receitas deliciosas com este ingrediente típico

Seja o primeiro a comentar