Como fazer corretamente o KEFIR de leite

Como fazer corretamente o KEFIR de leite

Hoje vamos apresentar um pouco mais sobre o kefir de leite, este incrível probiótico que ajuda a regular a flora intestinal, ajuda a eliminar toxinas do organismo e também a trazer diversos outros benefícios para a nossa saúde, mas que é pouco explorado pela sociedade.

Estaremos neste artigo falando um pouso mais sobre o kefir, seus diferentes tipos, quais os seus principais benefícios para a nossa saúde e também como fazer corretamente o kefir de leite e principalmente como armazena-lo sem que as “sementes” morram e você perca a sua “muda”.

É preciso sempre estar atento para os benefícios que opções naturais podem trazer para nosso organismo, pois cada vez mais dependemos de produtos com composições químicas que acabam com nossa saúde, como os conservantes presentes nos alimentos.

como fazer kefir armazenar mudas

Os grãos ou sementes de kefir são adicionados ao leite e após uma fermentação em temperatura ambiente por 24h, o líquido para consumo está pronto. Então basta coar e passar a “pasta” que sobrar novamente para um recipiente com leite, sempre havendo a necessidade de troca todos os dias para não “matar” a sua muda.

Aprenda como fazer queijo caseiro!

O que é o kefir de leite?

O kefir é uma bebida que poderá ser feita em casa através das sementes que deverão ser adicionadas ao leite. Ele é um probiótico que é produzido através da fermentação, onde se assemelha muito ao iogurte natural, mas que possui um valor nutricional muito maior do que o iogurte tradicional.

O kefir tem origem nas montanhas do Cáucaso e é uma palavra proveniente do turco, que traduzido literalmente quer dizer “Sentir-se bem”. Após a fermentação o quefir trás leveduras conhecidas como Torula Kefir e Saccharomyces, que ajudam a eliminar leveduras que prejudicam o nosso organismo, principalmente no sistema digestivo.

Ele pode ser produzido através dos leites de vaca, o mais comum, cabra, ovelha e também opções vegetais como o leite de coco, soja e arroz.

Alguns dos benefícios do kefir de leite

O probiótico é responsável por “filtrar” a lactose e acrescentar valor biológico as proteínas do leite. É também responsável por sintetizar o ácido láctico e diminuir a intolerância a lactose, melhorando a digestão por portadores desta intolerância.

O Kefir também aumenta a resistência contra infecções no organismo, ajuda na produção de vitaminas do complexo B, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, diminui o estresse do sistema nervoso, onde por consequência ajuda no tratamento de insônias, depressão, enfermidades cardíacas ligadas ao estresse e outros problemas.

O kefir também é uma das bebidas mais indicadas para o equilíbrio da flora intestinal, ou seja, quem sofre de prisão de ventre e também aqueles que possuem o intestino solto, podem se beneficiar dele. Ajuda também a realizar uma limpeza no organismo, diminuindo principalmente o colesterol ruim.

Como fazer corretamente e armazenar o kefir de leite?

Infelizmente não é possível “FAZER” kefir, é preciso conseguir a “muda”, sementes, grãos, os “bichinhos” ou como queira chamar os probióticos. Com certeza você conhece alguém que conhece alguém, que tenha essas sementes. Um pouquinho se multiplica e se cuidado da maneira correta eles duram por muito tempo.

Existe inclusive uma comunidade no Facebook, que você pode acessar:

Nela você poderá verificar se existe alguém próximo da sua residência que está doando as sementes. É importante que seja perto, pois ela não resiste ao transporte de longas distâncias totalmente tampado, então não pode ser enviado pelos correios 🙂

Após conseguir as mudas, você poderá produzir o quefir de leite, de acordo com a sua preferência. Existe também um kefir de água, mas este será assunto para outro artigo.

Para fazer o kefir de leite de vaca você irá precisar de:

  • Duas colheres (sopa) das sementes de kefir
  • Um copo de leite fresco. Não é recomendado o leite de caixinha por conta da grande quantidade de conservantes (cal, bicarbonato, colar, hahahah), caso na sua região seja difícil conseguir leite fresco de vaca, utilize a versão pasteurizada que é vendida em pacotes no mercado.
  • Um recipiente de plástico ou vidro que caiba o leite e sobre um espaço e um recipiente de plástico ou vidro para coar e quardar o kefir.
  • Um elástico.
  • Um papel toalha fino, um pano ou um plástico furadinho para servir de tampa, pois o kefir precisa respirar.

Como fazer?

  • Limpe muito bem os recipientes.
  • Em um deles, pode ser um vidro de conserva, coloque a semente de kefir e acrescente o leite fresco.
  • Coloque o pano, papel toalha ou outro item que o kefir possa respirar e então prenda-o com o elástico.
  • Deixe descansar por 24 horas ou até o leite soltar um soro ou coalhar, em um local livre de umidade e também livre da luz solar. Dentro de um armário é o ideal.
  • Após passar as 24 horas, passe todo o líquido por uma peneira de plástico, não pode ser nada de metal, sempre plástico ou vidro. E então coe bem o conteúdo.
  • O líquido que for extraído você poderá consumir e o mais sólido são as sementes. Você coloca as sementes no recipiente novamente, acrescenta mais leite fresco e refaz o processo para o dia seguinte.
  • O líquido que você fermentar e estiver pronto para o consumo pode ser guardado na geladeira, já os grãos do kefir não pode, isso acaba com eles.

É bem simples não é mesmo? Esse líquido você poderá bater no liquidificador com uma fruta e fazer um delicioso iogurte, tomar ele naturalmente ou inventar algo para o seu consumo. É possível fazer Yakult, Grego, Ricota, Requeijão, Queijo, etc.

Como citamos existem variedades de kefir, os de leite e os de água. O de água são próprios e deverão ser colocados com açúcar mascavo, açúcar de coco e outros açúcares mais naturais e menos prejudiciais para a nossa saúde. Já o de leite poderá ser colocado em leites de origem animal e também vegetal. Mas o mais indicado no caso do kefir de leite é o de origem animal, pois eles são responsáveis por transformar a lactose em opções mais saudáveis para o nosso organismo.

Tem alguma dica? Sabe alguma boa receita? Deixe seus comentários, compartilhe com seus amigos e caso queira doar mudas de kefir, deixe uma opção de contato!

Anterior Como fazer leite de alpiste ZERO Lactose - Receita de leite vegetal
Proximo Tabela INSS de contribuição mensal 2018

Sobre o autor

Wes
Wes 804 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Receitas 0 Comentarios

Como fazer o Molho Especial do MC para hambúrgueres

Não sei vocês, mas eu cresci escutando a musiquinha do MC Donalds “Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles e pão com gergelim…”, e por aqui nós já ensinamos… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer leite de alpiste ZERO Lactose – Receita de leite vegetal

Você está precisando aprender como fazer um leite vegetal sem lactose? Hoje estaremos ensinando passo a passo como fazer uma receita de leite de alpiste que é zero lactose e… Leia mais

Receitas 1 Comentario

Como fazer torresmo e como deixar crocante – Dica

Você sabe como fazer torresmo? E como deixar ele bem crocante? Hoje vamos ensinar como fazer um delicioso torresmo ficar crocante com algumas dicas simples e que você poderá testar… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer pudim no micro-ondas – Receitas práticas

Chegou aquela visita inesperada no domingão ou outro dia da semana e precisa preparar rapidamente uma sobremesa? Está sem ideias? Que tal um pudim? Todo mundo ama pudim 😛 …. Leia mais

Receitas 6 Comentarios

Como fazer Whey Protein Caseiro

Aprenda como fazer whey protein caseiro de uma maneira fácil, mas lembramos que essa receita é apenas uma alternativa para o Whey Protein industrializado, que também é muito mais fácil… Leia mais

Receitas 0 Comentarios

Como fazer pipoca caseira sem óleo no microondas

A pipoca é um dos alimentos que particularmente mais adoro, pois combina com outra atividade que também faz parte do meu dia a dia, que é assistir a um bom… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta