Como plantar abobrinha

Como plantar abobrinha

A abobrinha pertence a família Cucurbitaceae que abriga 700 tipos de vegetais, incluindo algumas frutas como as melancias e o melão. Seu formato longo e cilíndrico lembra um pepino, do qual é também da mesma família da abobrinha.

A região originária da abobrinha são as Américas e atualmente elas são cultivadas em várias cidades do mundo todo, inclusive as regiões norte, nordeste, centro oeste, sudeste durante o ano todo e a partir da primavera na região sul do Brasil.

como plantar abobrinha

Quais os tipos de abobrinha que existem?

As mais encontradas no Brasil é a abobrinha do tipo italiana e a abobrinha menina. As cores das espécies de abobrinhas variam em tons de verde e algumas chegam a ser amarelas.

Benefícios da abobrinha para a saúde

A abobrinha é um ótimo alimento pois possui um baixo valor calórico, é fonte de vitaminas do complexo B e A, possui niacina, fósforo, potássio, sódio, cálcio e magnésio. A abobrinha é usada para regular o funcionamento do intestino, controlar enjoos e como vermífugo.

Como fazer o plantio de abobrinha?

Agora vamos aprender como plantar abobrinhas do jeito certo. Você deverá colocar as sementes em um local que seja definitivo, pois o cultivo das abobrinhas até permite o transplante mas não é muito recomendado. Coloque 3 sementes por cova, covas das quais devem ter dois centímetros de profundidade. De um espaço de 90 centímetros entre um pé e outro pelo menos.

Você também poderá plantar suas abobrinhas em vasos pequenos, ou outros locais para depois fazer o transplante até um local definitivo, deverá esperar até que a planta tenha no mínimo 3 folhas crescidas.

Qual o melhor clima para plantar abobrinha?

O melhor clima para plantar abobrinha é em lugares quentes, sendo feito a uma temperatura entre 20 e 26ºC. Não adianta nem teimar em plantar abobrinha em locais com menos de 15ºC pois a planta não irá se desenvolver, e caso venha a desenvolver não terá o mesmo sabor de uma em clima quente.A abobrinha (Cucurbita pepo) cresce melhor em clima quente, sendo que a temperatura ideal para o cultivo é de 20°C a 27°C. A temperatura mínima para o plantio é de 15°C, pois a planta não suporta baixas temperaturas.

Qual o melhor solo e luminosidade para plantar abobrinha?

O melhor solo para plantar abobrinha é um fértil e bem drenado, que seja úmido mas não encharcado. As matérias orgânicas são essenciais para o cultivo de abobrinha.

A melhor iluminação para as plantas é o contato direto do sol. Caso não seja possível, no máximo uma sombra parcial durante o dia.

Como cuidar das abobrinhas?

É ideal que no plantio das abobrinhas haja a presença de abelhas e outros insetos que possam fazer a polinização das flores do pé de abobrinha. Caso não exista esses insetos onde você plantou as suas abobrinhas, no período de flora, você deverá com um pincel pequeno e com cerdas finas e suaves, fazer a polinização manualmente.

Mas como fazer a polinização das flores?

Só em caso de não haver abelhas e insetos na região. Pegue o seu pincel e passe na flores que produzem pólen chamadas de masculinas e depois coloque nas flores que formam frutos, e não produzem pólen.

Como e quando fazer a colheita da abobrinha?

Você poderá começar a colher suas abobrinhas a partir de 50 dias após o plantio. Algumas abobrinhas podem ficar maduras com até 80 dias. Só colha as abobrinhas que estejam bem desenvolvidas, com mais ou menos 30 centímetros de largura.

Confira também:

Como fazer água de ameixa
Como fazer panqueca sem farinha
Como fazer conserva – Vários tipos de conservas

Anterior Como fazer bolo de churros
Proximo Como fazer Geleia de morango - A receita mais simples e rápida

Sobre o autor

Wes
Wes 876 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Como plantar alface

A alface está presente em mesas do mundo todo, pois é uma das hortaliças mais cultivadas e conhecidas no planeta, que serve quase que exclusivamente para salada. Tem seu nome… Leia mais

Como plantar bardana

A bardana é uma planta normalmente usada com fins medicinais no Brasil e muito apreciada na culinária japonesa. Em 100g de bardana é possível encontrar 72 calorias, 308mg de potássio,… Leia mais

Como plantar abóbora

Nós já ensinamos aqui como plantar abobrinha, mas hoje estaremos deixando um passo a passo bem simples e descomplicado de como plantar abóbora, que abrange uma enorme quantidade, inclusive a… Leia mais

Como plantar aipo

O aipo, também conhecido como salsão é um vegetal de baixa caloria, ótimo para receitas em dietas e também no preparo de pratos mais saudáveis e leves. Ele conta com… Leia mais

Como plantar alcaparras

Esta planta chamada alcaparreira, de origem mediterrânica, possui frutos (alcaparras) que saem de arbustos, com formatos ovais, onde muitos acreditam que além de suas propriedades nutricionais, ainda é uma frutinha… Leia mais

Como plantar acelga

A acelga lembra muito uma couve em algumas espécies e em outras lembra muito um alface. Tem um gosto muito bom e combina com diferentes tipos de saladas e pratos… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta