Como plantar alho

Como plantar alho

Chegou a hora de você plantar alho na sua horta. Hoje vamos ensinar o passo a passo de como cultivar alho, uma planta presente em todas as cozinhas dos brasileiros e de várias outras nações por conta do seu gosto marcante como um tempero principal na hora de preparar pratos salgados. No Brasil, o alho está presente desde um simples arroz e feijão e até em pratos mais complicados.

Os dentes de alho são os condimentos mais utilizados do pé de alho, podem ser consumidos cozidos, fritos, assados, cruz, como acompanhamento, molho e muito mais, mas você sabia que é possível também aproveitar as folhas, caules, flores e sementes para temperos em pratos culinários e outras finalidades?

Principais benefícios do Alho para a Saúde

O Allium Sativum, conhecido popularmente como Alho, é uma planta que pode ser utilizada como remédio para doenças cardiovasculares, resfriados, ajuda a reduzir os níveis de colesterol, a coagulação do sangue, a combater os parasitas intestinais, a reduzir a pressão sanguínea e tem efeito expectorante.

Mas tenha cuidado, se você já faz o consumo diário de substâncias anticoagulantes, o consumo de alho deverá ser reduzido, visto que o risco de você ter hemorragia é mais alto, quando consumido em excesso.

Como plantar alho?

O plantio poderá ser feito através de sementes, mas a técnica mais comum é a partir dos próprios dentes de alho. Descarte os dentes finos, podres, danificados e selecione os mais bonitos para a sua plantação.
Após escolher o solo para o plantio, faça um buraco de 5 centímetros de profundidade e coloque um dente de alho com a parte mais fina para cima, pois é dali que sai o broto, feche e repita o processo até a quantidade desejada de plantas. Faça o plantio a 10 centímetros, de espaço um do outro.

como plantar alho

Você poderá optar por plantar o alho em vasos ou jardineiras.

Faça o plantio na época do outono de preferência, para que as temperaturas do solo não sejam altas e atrapalhem no crescimento das suas plantas. O inverno também é uma boa opção.
Quem mora em regiões onde o clima é bem quente, existe a opção de guardar os dentes de alho em um refrigerador com temperatura de 0ºC a 10ºC por um mês e meio, e então realizar o plantio, para que a planta tenha muito mais chances de se desenvolver no solo.

Não deixe que pragas e outras plantas cresçam próximas aos pés de alho, faça sempre a limpeza do local. E opte por plantar em solo “virgem” onde recentemente não foram plantados nada no local, para que o risco de doenças nas suas plantas seja menor.

Qual o melhor clima para plantar alho?

Apesar de se poder cultivar o alho em regiões com climas variados, a melhor opção para o plantio é em regiões onde no primeiro período da planta no solo a temperatura não passe dos 15ºC, ou também na metade do período todo de crescimento. Esse frio é preciso para ajudar na formação das cabeças de alho (bulbos), onde a dificuldade de se formar a partir dos 25ºC é muito grande. Os períodos mais quentes são só indicados a partir do momento que as cabeças já tenham se formado, para que o amadurecimento seja melhor.
Regiões quentes e chuvosas não são indicadas para plantar alho.

Qual a melhor luminosidade para plantar alho?

Plante o seu alho em locais onde a luz do sol só tenha contato direto com a planta no nascer e no pôr do sol, conhecidos também como Foto-Período.

Qual o melhor solo para plantar alho?

Em questões de solo, o alho só precisa de algo com menor disponibilidade de nitrogênio, ou seja, o alho poderá ser plantado em qualquer tipo de solo, desde que seja bem drenado. A preferência é que o solo seja rico em material orgânico, mas o alho também cresce em solos menos férteis.

A irrigação deste solo deverá ser feita com frequência no início do plantio, para que a temperatura do solo não ultrapasse os 15ºC, mas não deixe encharcado, só fala a irrigação várias vezes ao dia, dependendo do clima da sua região. Conforme a planta vai crescendo, diminua essa frequência e cerca de 15 dias antes da colheita, você deverá suspender a água na sua plantação de alhos.

Quando realizar a colheita do Alho?

O alho deverá ser colhido, entre 20 e 35 semanas após o plantio, podendo variar por conta da forma que foi plantado, diferentes regiões, climas, entre outros fatores. Você só saberá quando realizar a colheita, quando as folhas mais antigas da planta começarem a secar. Arranque a planta inteira do solo.

Logo após realizar a colheita, você deverá deixar as cabeças de alho secando ao sol por pelo menos uma semana, para que o excesso de água dos dentes de alho seja eliminado. O alho estará pronto para o consumo, quando as folhas da parte externa das cabeças de alho estiverem secas.

Anterior Como remover um vírus do Facebook - Passo a Passo
Proximo Como fazer uma garrafa virar um copo? Chega de copos de requeijão

Sobre o autor

Wes
Wes 865 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Como plantar alcaparras

Esta planta chamada alcaparreira, de origem mediterrânica, possui frutos (alcaparras) que saem de arbustos, com formatos ovais, onde muitos acreditam que além de suas propriedades nutricionais, ainda é uma frutinha… Leia mais

Como plantar agrião d’água

O agrião é conhecido por seu sabor picante (ardidinho), mas que fica ótimo com limão e sal na salada. Ele trás ótimos benefícios para a nossa saúde, inclusive auxilia na… Leia mais

Como plantar batata

Hoje estaremos ensinando passo a passo como plantar batata, um dos alimentos mais consumidos por nós brasileiros, em diferentes formas e diferentes receitas. O ideal é que você tenha um… Leia mais

Como plantar gengibre

O gengibre é um poderoso alimento contra diversas doenças. Aumenta a imunidade, é recomendado na prevenção de alguns tipos de câncer, ótimo para o tratamento de gripes, resfriados, desintoxicação alimentar,… Leia mais

Como plantar feijão

O feijão está presente em quase todas as refeições principais dos brasileiros e muitos gostariam de ter a oportunidade de plantar feijão em casa, ou em uma pequena ou grande… Leia mais

Como plantar arruda

Todo mundo já viu ou pelo menos ouviu falar sobre o ramo de arruda. Uma plantinha com um cheiro inconfundível, muito usada por antigos gregorianos em suas orelhas, assim como… Leia mais

  1. Tenho uma pequena horta,no meu quintal onde passo a maior parte do meu tempo;onde faço as minhas curiosidade plantei um pouco de tudo.Todos os dias vou aprendendo com a vossas publicação "comofazerfacil.com.bar" estou muito grato com inoportunidade que me deram e me escrevi para saber mais.
    • Como Fazer ADM
      agosto 24, 12:46 Responda
      Seja muito bem vindo Guilherme, se quiser aprender como plantar alguma outra coisa é só nos avisar, estaremos indo em busca :)
  2. bom dia, plantei umas hortas um pouco de cada coisa plantei mais alho so que gostaria de saber como plantar aquele alho grande roxo ou branco , com tecnica porque no meu plantio o alho ficou muito pequeno grata Sandra
  3. LILIA MAIA PINHEIRO
    abril 29, 13:19 Responda
    Gostei muito dessa publicação. Há algum tempo venho querendo cultivar o alho em minha pequena horta, acho que dessa vez vai dar certo. A linguagem simples do artigo ajuda muito no entendimento. Obrigada! Lilia Maia
    • Wes
      abril 29, 14:06 Responda
      Nós é que agradecemos pelo comentário querida Lilia! Volte sempre!
  4. deoclecio bernardino
    janeiro 27, 13:52 Responda
    parabens a voçes, gostei muito das matérias super bem esplicadas, sem deichar dúvidas para os seus leitores, são de pessoas assim que o país precisa. obrigado mesmo.
  5. João Santa Rosa Neto.
    fevereiro 05, 14:57 Responda
    Ola boa tarde,quero fazer um plantio de alho em terreno pequeno..região de S,José dos Pinhais Pr..vc pode me informar que mês devo fazer o plantio,outra coisa,é preciso rega o local apos semear o alho..obg abraço..
  6. Eduardo
    janeiro 08, 18:20 Responda
    Achei muito boa essa ideia de horta pretendo fazer uma no quintal de casa
    • Wes
      janeiro 10, 10:55 Responda
      Obrigado Eduardo! Volte sempre para nos contar sobre sua horta.

Escreva uma resposta