Como plantar arruda

Como plantar arruda

Todo mundo já viu ou pelo menos ouviu falar sobre o ramo de arruda. Uma plantinha com um cheiro inconfundível, muito usada por antigos gregorianos em suas orelhas, assim como ramos de oliveiras. Ela é uma planta com propriedades únicas, normalmente usada para fins medicinais. O óleo da arruda é um ótimo remédio homeopático para o tratamento de feridas, contusões, fortalecimento de veias, diminuição de varizes, tromboses, hemorroidas e muito mais. Também é usado para a fabricação de perfumes.

O chá de arruda é muito utilizado sobre a pele. Não é em nenhum momento indicado para o consumo, mas pode ajudar a fortalecer vasos capilares fracos. Também pode ser aplicada em feridas, infecções, auxiliar no alívio de reumatismo, gota, dores, e também muito usada para aliviar dores de cabeça, quando aplicadas (frescas) sobre a mesma.

Se você deseja plantar arruda em casa, hoje estaremos ensinando um passo a passo completo para ter em sua horta.

A arruda

A arruda, também conhecida como Ruta Graveolens é uma rama que pode chegar em até um metro de altura. É muito aromática, como já citamos, o seu cheio é inconfundível. As folhas e frutos podem ser usados em diversas finalidades, mas principalmente para fins medicinais de uso externo, pois devido a sua toxidade não é recomendado o seu consumo. É também ótimo para repelir alguns insetos.

como plantar arruda

Quem trabalha com apicultura, pode saber que as flores amarelas da arruda, servem como uma ótima fonte de alimento para as abelhas, não havendo a necessidade de uma grande plantação de flores diferenciadas para esta finalidade.

Como plantar arruda?

O modo de plantar arruda pode ser bem variado. É possível usar brotos/ramos (já grandes) e também por sementes.

Se você optar por plantar as sementes, elas deverão ser colocadas em uma sementeira ou já na horta definitiva, com uma profundidade de meio centímetro (0,5) no solo. Após o período de 10 dias, a germinação já deve estar iniciada. No caso das sementeiras, o transplante deverá ser feito somente após a planta atingir 10 centímetros de altura.

No caso de ramos, você deve pegar um bem saudável e então enterrar em uma terra bem fértil, assim logo irá formar novas plantas. Tanto os ramos como as sementes em caso de cultivo para uso próprio, podem ser colocadas em vasos.

Qual o melhor solo para plantar arruda?

O melhor solo para plantar arruda é um que seja bem drenado, com pH 7 e de preferência rico em calcário. Mas outros solos que não são tão férteis, também podem fornecer os nutrientes necessários para o crescimento da planta, como os pedregosos e os com baixa acidez.

Como irrigar (regar) a arruda?

A irrigação deve ser diária, pois tanto na germinação como após a planta adulta, ela suporta um período muito curto de seca, onde já começa a secar. Mas o solo não deve ficar encharcado, a irrigação deve ser feita somente quando é possível visualizar que o solo está seco ao redor da planta.

Qual o melhor clima e luminosidade para plantar arruda?

Os melhores resultados para o cultivo de arruda são em temperaturas amenas, onde ela varie entre 5ºC e 30ºC. Em climas secos, a planta tende a murchar e secar, dificultando o seu crescimento.

Já a luz solar deve ser direta.

Quando e como fazer a colheita da arruda?

Assim que a planta estiver bem desenvolvida, com pelo menos 60 centímetros de altura, você já pode cortar pequenos ramos para a utilização. Não corte toda a planta, para que assim você sempre tenha ela em disposição para o uso, pois ela pode produzir por vários anos, desde que tenha os cuidados certos.

O período de colheita tanto para as folhas como frutos, pode ser feito em um período que começa a partir de 90 dias do seu plantio.

Confira também:

Como plantar abobrinha
Como plantar gengibre

Anterior Como fazer Panetone de Oreo - Receita
Proximo Como plantar abóbora

Sobre o autor

Wes
Wes 770 posts

Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.

Voce tambem podera gostar de:

Como plantar acelga

A acelga lembra muito uma couve em algumas espécies e em outras lembra muito um alface. Tem um gosto muito bom e combina com diferentes tipos de saladas e pratos… Leia mais

Como plantar endro/aneto

A planta chamada endro é também conhecida como dill ou aneto, e faz parte da família das apiáceas. É uma planta que quando fresca é usada para temperar peixes, mariscos,… Leia mais

Como plantar batata

Hoje estaremos ensinando passo a passo como plantar batata, um dos alimentos mais consumidos por nós brasileiros, em diferentes formas e diferentes receitas. O ideal é que você tenha um… Leia mais

Como plantar baunilha

No texto de hoje estaremos falando um pouco mais sobre como plantar baunilha, este que é um dos ingredientes principais de diversos aromatizantes, essências, receitas e outros itens da culinária… Leia mais

Como plantar amendoim

Amendoim é algo tão gostoso não é mesmo? Torradinho, em forma de pasta, seu sabor é único e inconfundível. Mas você sabe como plantar amendoim? Hoje estaremos ensinando um passo… Leia mais

Como plantar amaranto

Hoje iremos aprender um pouco mais sobre o amaranto, essa planta típica das Américas que possui ao menos 17 espécies com folhas comestíveis e outras onde em sua maioria os… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta