No texto de hoje estaremos falando um pouco mais sobre como plantar baunilha, este que é um dos ingredientes principais de diversos aromatizantes, essências, receitas e outros itens da culinária mundial. Iremos falar um pouco sobre cada passo do cultivo de baunilha, que chega a ser um pouco complexo, mas que seguido corretamente é possível obter uma bela horta ou plantações em maior escala. Recomendamos que no caso de plantações em maior escala, você contrate e consulte um agrônomo e profissionais da área, para que não haja percas e prejuízos.
A baunilha
A baunilha é o fruto da planta conhecida aqui no Brasil como baunilheira, um nome aparentemente estranho, mas que é mais fácil de falar do que o nome científico de Vanilla Planifolia. Ela é uma espécie de orquídea, onde os seus ramos tem a função de trepadeira, o que podem chegar em até dez metros de cumprimento. Ela é uma planta nativa do México. Suas vagens são consideradas seus frutos, que podem variar entre 12 e 25 centímetros de comprimento com até 1 centímetro de diâmetro.
O fruto da baunilheira, as baunilhas, são pequenas e normalmente após a colheita, são debulhadas e transformadas em pó, em extrato ou consumo “in natura”. Como já citamos é a partir dai que a baunilha passa a fazer parte dos alimentos de milhões de pessoas neste mundo.
Como plantar baunilha?
O plantio correto da baunilha deve ser feito através dos ramos, pois as sementes demoram muito para crescer. O plantio é realizado através de um processo chamado de ‘estaquia’, onde os ramos de pelo menos 30 centímetros são plantados no solo, com pelo menos três nós do caule sob o solo. A quem plante e recomende uma rama maior, para que a planta cresça mais rápido.
Você vai precisar retirar todas as folhas do caule que for enterrado.
Após plantar, como o processo mesmo cita ‘estaquia’, será necessário fazer estacas, para que a planta comece a ramificar sobre elas. As estacas devem ter pelo menos um metro e meio de altura. O espaço entre as plantas deve ser de pelo menos 1 metro e meio. Caso você esteja fazendo o plantio de poucas unidades, poderá usar arvores como suporte para o crescimento da planta.
Você poderá plantar a baunilheira em um local que não haja a necessidade de mudas, o mais comum. Mas nada impede que você faça o plantio em sacos de mudas e realizar o transplante com 5 semanas depois.
Uma das grandes dificuldades do plantio da baunilha é que caso sua plantação seja pequena, você deverá fazer a polinização. Com um palito de pelo menos 15 centímetros, para o fácil manuseio, afaste a estrutura do meio, conhecida como rostelo, junte então a Antera (parte masculina da planta) com o Estigma (parte da flor, considerada a feminina). Faça esse processo cedinho, lá pelas 6, 7 horas. Esse processo é um pouco chato pois deve ser feito com cuidado, já que a planta é muito sensível e pelas flores não crescerem todas ao mesmo tempo, você vai precisar ficar retornando a planta todos os dias.
Um pé de baunilha chega a produzir em alguns casos por até 10 anos.
Qual o melhor solo/terreno para plantar baunilha?
Um solo que seja rico em matéria orgânica e com uma boa drenagem é o ideal para a planta. A planta é bem tolerante quanto ao pH do solo.
Como irrigar (regar) a baunilha?
O solo deve permanecer úmido e não encharcado. Conforme a planta vai se desenvolvendo, diminua a quantidade de água.
Qual o melhor clima e luminosidade para plantar baunilha?
A temperatura média é de 20 a 23ºC para o plantio. A umidade relativa do ar deve ser alta e a planta deve receber sombra parcial em boa parte do dia.
Quando e como fazer a colheita da baunilha?
Agora chegou a hora da paciência. Uma baunilheira começa a produzir flores somente após 2 anos, em alguns casos chegam a começar a produzir depois 4 anos do início da plantação. E depois que as flores aparecerem, a colheita das vagens só poderá ser feita após os 6 meses em média. Quando as vagens ficarem mais claras, chegou a hora de colher. Se você deixar madurar demais, as vagens se abrem e os frutos caem no chão.
Após a colheita, você vai precisar deixar as vagens para secar e deixar por um período até que elas fiquem mais flexíveis e em tons mais escuros. É possível sentir o cheiro da baunilha. Esta é a chamada maturação das vagens.
Para fazer a maturação, deixe as vagens no sol por 3 horas sobre lonas pretas ou escuras durante um período que pode durar por até 8 dias. Quando o sol estiver se ponto, embrulhe-as, para no outro dia voltar ao sol, até adquirir a coloração de marrom escuro. Tem quem use fornos próprios para a secagem mais rápida.
Depois das vagens secas, você vai precisar passa-las para um local ventilado com sombra, deixando-a por um período que pode durar entre 1 e 3 meses.
Confira também:
Eunice dos Santos
Comprei uma muda de baunilha sou apaixonada por está orquídea adorei as dicas tenho variedades de plantas tenho dificuldade pra eliminar as lesmas e pulgoes caramujos por favor me ajude
John
Como faço para germinar as sementes?,não achei nenhum fórum nem vídeo,todos só ensinam através da muda ,porém tenho só uma fava,se souber poste por favor.