Como plantar baunilha

Como plantar baunilha

No texto de hoje estaremos falando um pouco mais sobre como plantar baunilha, este que é um dos ingredientes principais de diversos aromatizantes, essências, receitas e outros itens da culinária mundial. Iremos falar um pouco sobre cada passo do cultivo de baunilha, que chega a ser um pouco complexo, mas que seguido corretamente é possível obter uma bela horta ou plantações em maior escala. Recomendamos que no caso de plantações em maior escala, você contrate e consulte um agrônomo e profissionais da área, para que não haja percas e prejuízos.

A baunilha

A baunilha é o fruto da planta conhecida aqui no Brasil como baunilheira, um nome aparentemente estranho, mas que é mais fácil de falar do que o nome científico de Vanilla Planifolia. Ela é uma espécie de orquídea, onde os seus ramos tem a função de trepadeira, o que podem chegar em até dez metros de cumprimento. Ela é uma planta nativa do México. Suas vagens são consideradas seus frutos, que podem variar entre 12 e 25 centímetros de comprimento com até 1 centímetro de diâmetro.

O fruto da baunilheira, as baunilhas, são pequenas e normalmente após a colheita, são debulhadas e transformadas em pó, em extrato ou consumo “in natura”. Como já citamos é a partir dai que a baunilha passa a fazer parte dos alimentos de milhões de pessoas neste mundo.

Como plantar baunilha?

O plantio correto da baunilha deve ser feito através dos ramos, pois as sementes demoram muito para crescer. O plantio é realizado através de um processo chamado de ‘estaquia’, onde os ramos de pelo menos 30 centímetros são plantados no solo, com pelo menos três nós do caule sob o solo. A quem plante e recomende uma rama maior, para que a planta cresça mais rápido.

Você vai precisar retirar todas as folhas do caule que for enterrado.

Após plantar, como o processo mesmo cita ‘estaquia’, será necessário fazer estacas, para que a planta comece a ramificar sobre elas. As estacas devem ter pelo menos um metro e meio de altura. O espaço entre as plantas deve ser de pelo menos 1 metro e meio. Caso você esteja fazendo o plantio de poucas unidades, poderá usar arvores como suporte para o crescimento da planta.

Você poderá plantar a baunilheira em um local que não haja a necessidade de mudas, o mais comum. Mas nada impede que você faça o plantio em sacos de mudas e realizar o transplante com 5 semanas depois.

Uma das grandes dificuldades do plantio da baunilha é que caso sua plantação seja pequena, você deverá fazer a polinização. Com um palito de pelo menos 15 centímetros, para o fácil manuseio, afaste a estrutura do meio, conhecida como rostelo, junte então a Antera (parte masculina da planta) com o Estigma (parte da flor, considerada a feminina). Faça esse processo cedinho, lá pelas 6, 7 horas. Esse processo é um pouco chato pois deve ser feito com cuidado, já que a planta é muito sensível e pelas flores não crescerem todas ao mesmo tempo, você vai precisar ficar retornando a planta todos os dias.

como-plantar-baunilha

Um pé de baunilha chega a produzir em alguns casos por até 10 anos.

Qual o melhor solo/terreno para plantar baunilha?

Um solo que seja rico em matéria orgânica e com uma boa drenagem é o ideal para a planta. A planta é bem tolerante quanto ao pH do solo.

Como irrigar (regar) a baunilha?

O solo deve permanecer úmido e não encharcado. Conforme a planta vai se desenvolvendo, diminua a quantidade de água.

Qual o melhor clima e luminosidade para plantar baunilha?

A temperatura média é de 20 a 23ºC para o plantio. A umidade relativa do ar deve ser alta e a planta deve receber sombra parcial em boa parte do dia.

Quando e como fazer a colheita da baunilha?

Agora chegou a hora da paciência. Uma baunilheira começa a produzir flores somente após 2 anos, em alguns casos chegam a começar a produzir depois 4 anos do início da plantação. E depois que as flores aparecerem, a colheita das vagens só poderá ser feita após os 6 meses em média. Quando as vagens ficarem mais claras, chegou a hora de colher. Se você deixar madurar demais, as vagens se abrem e os frutos caem no chão.

Após a colheita, você vai precisar deixar as vagens para secar e deixar por um período até que elas fiquem mais flexíveis e em tons mais escuros. É possível sentir o cheiro da baunilha. Esta é a chamada maturação das vagens.

Para fazer a maturação, deixe as vagens no sol por 3 horas sobre lonas pretas ou escuras durante um período que pode durar por até 8 dias. Quando o sol estiver se ponto, embrulhe-as, para no outro dia voltar ao sol, até adquirir a coloração de marrom escuro. Tem quem use fornos próprios para a secagem mais rápida.

Depois das vagens secas, você vai precisar passa-las para um local ventilado com sombra, deixando-a por um período que pode durar entre 1 e 3 meses.

Confira também:

Como plantar batata?

Anterior Como fazer maionese caseira em 1 minuto
Proximo Como fazer arroz em grande quantidade?

Sobre o autor

Wes
Wes 788 posts

<p>Vencer sem lutar, é como triunfar sem glória.</p>

Voce tambem podera gostar de:

Como plantar cebolinha

Em toda horta de qualidade, tem que ter cebolinha e salsinha não é mesmo? E aprender como plantar cebolinha pode ser o sucesso da sua hortinha, já que esse tempero… Leia mais

Como plantar agrião

Quem já comeu agrião na salada, com sal e limão, sabe que a combinação fica perfeita. O agrião possui um gosto picante forte, que eu particularmente acho muito gostoso. É… Leia mais

Como plantar tomate

Continuando a nossa série aqui do site de como ter uma horta linda em sua casa hoje vamos ensinar como plantar tomate, onde quanto mais caseiro e bem cuidado o… Leia mais

Como plantar abóbora

Nós já ensinamos aqui como plantar abobrinha, mas hoje estaremos deixando um passo a passo bem simples e descomplicado de como plantar abóbora, que abrange uma enorme quantidade, inclusive a… Leia mais

Como plantar alface

A alface está presente em mesas do mundo todo, pois é uma das hortaliças mais cultivadas e conhecidas no planeta, que serve quase que exclusivamente para salada. Tem seu nome… Leia mais

Como plantar amaranto

Hoje iremos aprender um pouco mais sobre o amaranto, essa planta típica das Américas que possui ao menos 17 espécies com folhas comestíveis e outras onde em sua maioria os… Leia mais

Seja o primeiro a comentar

Escreva uma resposta